logo Feitoria

PT  |  EN

gestão-utilities

O que é a gestão de utilities e como otimizar custos

A rentabilidade dos ativos depende tanto das receitas quanto às despesas e, como tal, é crítico otimizar processos e fazer uma gestão eficiente do património, de forma a reduzir gastos desnecessários.

A importância da gestão de utilities na rentabilidade

No que diz respeito ao setor imobiliário, a gestão de ativos deve ter em conta os custos estruturais dos imóveis, mas também os custos de manutenção do edificado e os custos normais de funcionamento. Enquanto que os primeiros são suficientemente relevantes e relativamente esporádicos para merecem facilmente a atenção da gestão, os custos normais de funcionamento podem ser facilmente ignorados, por se achar que não são materiais. 

No entanto, se considerarmos apenas uma fração de um imóvel podemos estar a falar de 4 tipos diferentes de serviços essenciais associados: água, eletricidade, gás e telecomunicações. Portanto, acrescentar um imóvel a um portfolio implica multiplicar a necessidade de utilities e a respetiva gestão de faturas, consumos e custos.

Agregar e centralizar informação para suportar a tomada de decisões

O ponto de partida para uma gestão eficiente é ter acesso a informação pertinente e fidedigna e, quando se trata de gerir consumos associados a utilities, é essencial utilizar as faturas para recolher os dados relevantes sobre consumos e custos associados e construir um histórico que permita a análise que suporta a tomada de decisões.

Os dados obtidos devem ser agregados e centralizados de forma a permitir a validação, a monitorização de consumos e custos, a construção de relatórios de apoio à gestão e até a definição de indicadores e estimativas.

Vantagens na gestão proativa de utilities

A agregação da informação e o conhecimento da situação tem várias vantagens pois permite:

  • Validar as cobranças realizadas pelas empresas prestadoras destes serviços, detetar incorreções e agir imediatamente sobre elas;
  • A análise regular e periódica dos consumos e a oportunidade para a redução de custos;
  • Estimar consumos e verificar desvios;
  • Comparar as ofertas de serviços dos vários prestadores e perceber rapidamente quais as que se revelam mais competitivas;
  • Ganhar poder negocial junto dos prestadores de serviços à medida que o portfolio se torna mais relevante.

Pequenas poupanças realizadas de forma consistente podem fazer a diferença na rentabilidade dos ativos por isso não descure o papel que a gestão de utilities pode ter. No entanto, pode não estar sozinho nesta gestão, a Feitoria faz a gestão do seu patrinóminio, incluindo a gestão de utilities. Nesse sentido não precisa de se preocupar com nada apenas com a rentabilidade do seu património. Saiba como é que a Feitoria o pode ajudar, aqui.

Se achou este artigo interessante, partilhe nas suas redes sociais!

Últimas Notícias

Categorias