Está a pensar arrendar um imóvel? Entre muitos aspetos a considerar, a escolha acertada de um arrendatário qualificado é uma prioridade que se pode considerar tarefa fácil: no atual cenário imobiliário português, a procura é bastante superior à oferta, dando-lhe mais possibilidades para escolher, entre os potenciais arrendatários, aquele que corresponde com os requisitos imprescindíveis.
Isto porque uma escolha imprudente dos arrendatários poderá trazer-lhe graves problemas, na pior das hipóteses, o seu investimento resultar em prejuízo. Danos que excedam a caução, atrasos e/ou falta de pagamento da renda, são apenas alguns dos cenários que arrendatário desqualificado lhe pode trazer.
A Feitoria entre muitos outros serviços ajuda-o numa escolha eficiente e trata de todos os passos por si.
Caso esteja a pensar fazer toda esta gestão deixamos-lhe alguns pontos importantes na escolha de um arrendatário qualificado:
Arrendar imóvel de e com qualidade
Atrair arrendatários de qualidade passa muito por oferecer uma proposta de qualidade, isto é, um imóvel com boa localização e preços competitivos. Caso não consiga ter 100% de controlo sobre estas variáveis, adote outras estratégias: apresente a propriedade nas suas melhores condições, destacando com informação clara e concisa as suas caraterísticas mais fortes.
Analisar potenciais interessados
Como já foi referido anteriormente, a condição atual do mercado imobiliário português cria um espaço privilegiado para que os proprietários possam escolher, entre os potenciais arrendatários, aqueles que correspondam ao perfil do seu público-alvo. Faça uma triagem dos interessados mesmo antes destes visitarem o imóvel!
Pesquisar sobre o arrendatário
Pesquise na Internet – particularmente nas redes sociais – sobre o futuro arrendatário do seu imóvel. Este é um espaço de livre pesquisa, com acesso a várias informações, que ajudarão a esboçar umas noções do seu perfil e estilo de vida.
Igualmente importante será obter referências (idealmente três) junto de anteriores proprietários, caso haja, e/ou através da empresa onde este trabalha.
Documentação
Certifique-se que o arrendatário possui todos os documentos necessários para fechar o negócio da renda, e que estes se revelam verdadeiros e dentro da validade. No caso dos documentos de identificação, o ideal será solicitar mais do que um.
Exija também uma cópia dos três últimos recibos de vencimento e/ou do atual contrato de trabalho.
Avaliar saúde financeira
Analisar o histórico financeiro do arrendatário poderá informar e alertar o proprietário em caso de dívidas.
Criar uma relação de confiança com o arrendatário
A melhor forma de conhecer o arrendatário e criar uma ligação de confiança é marcando reuniões (presenciais ou online). Procure reunir-se mais do que uma vez antes de fechar contrato, mostre interesse pelas suas ambições e expectativas, prove que é acessível e está disponível para eventuais situações ao longo do contrato.
Precisa de ajuda na gestão e qualificação dos seus arrendatários? Entre em contacto com a Feitoria e partilhe o conhecimento adquirido com outros proprietários nas suas redes sociais.