logo Feitoria

PT  |  EN

imobiliário rentabilizar

Como rentabilizar o meu património imobiliário

Tem um imóvel que gostava de rentabilizar? Tem liquidez disponível que pretende investir para obter algum rendimento? Considere estas 3 dicas para investimento no mercado imobiliário que podem ajudar a valorizar o seu património.

Investir em arrendamento de longo prazo

Seja porque recebeu uma herança, seja por ter um imóvel que comprou, mas não está a usar de momento, ou seja porque comprou propositadamente uma casa com o objetivo de a colocar no mercado de arrendamento, esta opção costuma ser naturalmente o primeiro passo de muitos investidores no setor imobiliário.

Em qualquer dos casos, e ainda que o arrendamento de longo prazo seja um investimento tendencialmente passivo, é necessário definir uma estratégia que lhe permita obter a máxima rentabilidade do seu imóvel. O primeiro passo será estabelecer um nível de renda adequado, tendo em conta as características do imóvel em causa, a sua localização e o que o mercado dita, de forma a assegurar a ocupação do imóvel ao melhor preço. Em segundo lugar, é necessário divulgar o imóvel e avaliar arrendatários e fiadores, de modo a garantir a rentabilidade inicialmente definida. E claro, há que celebrar um contrato, garantir a manutenção indispensável para que o imóvel se mantenha em condições de uso e assegurar o cumprimento de todas as obrigações legais e fiscais decorrentes do arrendamento que constituem as necessárias atividades de gestão de património (emissão de faturas e recibos, pagamento de condomínio e seguros, entre outras).

agentes no mercado imobiliário especializados na gestão de património e que o podem aconselhar e acompanhar na realização da sua estratégia. Parceiros com know-how e experiência que gerem carteiras de imóveis e clientes, e que o podem ajudar a maximizar o seu património imobiliário.   

Rentabilizar uma casa de férias

Uma casa de férias que esteja ocupada apenas alguns meses do ano, ou até menos na grande maioria dos casos, tem um grande potencial para permitir a obtenção de um rendimento extra. A rentabilidade associada ao alojamento de curta duração costuma apresentar-se a níveis muito atrativos, e superiores ao arrendamento de médio e longo prazo, embora possa exigir um maior nível de gestão e intervenção superior, devido à constante entrada e saída de visitantes em estadias de períodos curtos. No entanto, também neste caso, pode recorrer a parceiros com experiência que asseguram todas as atividades necessárias e o ajudam a aproveitar a sua casa de férias de uma forma que nunca pensou!

Investir para vender um imóvel

Comprar um imóvel para vender é um grande investimento, de tempo e dinheiro, mas também aquele que pode permitir um maior retorno no seu capital sem ter de esperar muito tempo. A decisão tem se ser muito bem ponderada, o mercado e a localização do imóvel têm de ser muito bem estudados. É imperativo escolher um imóvel que tenha algum elemento onde é possível acrescentar valor. Este tipo de investimento e rentabilização são indissociáveis da realização de obras, e procurar os parceiros certos é fundamental para assegurar todo o apoio a nível dos processos de licenciamento, planificação e gestão da obra. Informe-se e aconselhe-se com agentes do mercado imobiliário para ter à sua disposição a rede de contactos necessária que lhe vai permitir alcançar todo o seu potencial como investidor.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude este artigo a chegar a mais investidores!

Últimas Notícias

Categorias