Uma empresa não se mede apenas pela quantidade de colaboradores ou pela faturação que obtém. Uma empresa é também apreciada de acordo com as suas práticas. E quanto mais organizada é, mais produtividade tem e mais fácil é de atingir os seus objetivos. Fazer um inventário patrimonial por si só já é um excelente passo para boas práticas e até para poupar dinheiro, quer seja uma empresa ou uma pessoa singular.
Inventário patrimonial, o que é?
O inventário patrimonial é uma forma de ter toda a informação completa dos seus ativos, do seu património que possa ser vendido, o património imobilizado. Há várias informações que este inventário deverá ter, como a numeração, organização dos objetos, a classificação e a identificação de todos os ativos.
A importância do inventariado
Independentemente de estarmos a falar de uma pequena, grande empresa ou até mesmo de uma pessoa singular, é muito importante fazer o inventariado patrimonial:
- Permite conhecer os bens por categoria
- Permite conhecer os bens por áreas
- A empresa fica com maior controlo dos bens imóveis
- Permite acompanhar o estado de cada bem de forma individual
- Permite obter e organizar informações de cada bem
O que pode e deve constar no inventário
Podem constar no inventário bens como, veículos, computadores, mobiliário, equipamentos, máquinas, entre muitas outras coisas.
Que informação deve ser recolhida de cada bem
Ao fazer o inventariado, a pessoa responsável deve recolher a seguinte lista de informações dos itens:
- Data de compra
- Preço que custou na data da compra
- Valor atual do item
- Categoria a que se insere o objeto
- Vida útil que pode ter
- Em que estado de conservação está
- Onde está armazenado
- Número de série
- Modelo
- Quem tem por hábito utilizar
Com que frequência deve ser feito o inventariado patrimonial
O ideal é fazer este tipo de trabalho anualmente. Desta forma, é possível saber o estado de cada bem e quais os custos e lucros de cada um.
Saber o real valor dos ativos
Ter a informação certa e atualizada dos ativos, permite decidir se é necessário fazer aquisições ou não. Para tal, é necessário ter várias informações como o ciclo de vida dos bens, a duração e o que é necessário para a sua manutenção.
O inventário patrimonial é sempre importante para que possa ter controlo sobre os seus ativos, quer seja uma empresa ou uma pessoa singular. É fundamental saber exatamente o que tem a nível de património para também fazer previsões para investimentos futuros.
Não sabia da importância do inventário patrimonial? Partilhe com os seus colegas, familiares e amigos para também eles ficarem a saber da importância de fazer um inventário ao seu património. Em caso de dúvida não deixe de contactar um profissional Feitoria.