A gestão de uma propriedade é muito importante para a longevidade da mesma e do custo que pode acarretar ter um imóvel. Essa gestão pode ser feita de várias formas, mas deve ser executada sempre por especialistas.
Uma das formas de gerir uma propriedade é fazer a manutenção preventiva. O próprio nome já nos aponta para o tipo de gestão que estamos a falar. É de extrema importância para a vida útil do imóvel. No fundo, a manutenção preventiva permite fazer várias intervenções para prevenir avarias ou falhas no futuro. Daí chamar-se “preventiva”.
Mas a manutenção preventiva necessita de um bom planeamento, para poder fazer uma boa manutenção preventiva, seja de simples realização ou algo mais complexo. Até porque existem vários tipos de manutenção preventiva. A manutenção baseada na utilização, baseada no tempo, a manutenção baseada no estado do equipamento e a manutenção que utiliza a inteligência artificial.
Vantagens da manutenção preventiva
Evitar paragens não planeadas
Evitar paragens não planeadas, permite melhorar o funcionamento de toda a propriedade. E o facto de não haver paragens surpresa, permite rentabilizar ainda mais o equipamento/imóvel.
Aumentar a vida útil
Ter uma manutenção preventiva aumenta a vida útil dos equipamentos. Isto permite ter um retorno do investimento feito ainda maior. Quanto mais longa for a vida de um empreendimento, mais rentabilidade trará aos investidores.
Redução de custos de manutenção
Ao seguir uma manutenção preventiva, vai permitir que o imóvel esteja sempre nas melhores condições. Isto permite impedir intervenções dispendiosas. A manutenção preventiva evita surpresas desagradáveis.
Não se esqueça que a manutenção preventiva reduz significativamente qualquer intervenção surpresa e desagradável, que obrigue a custos imprevistos. Para além disso, uma propriedade com a manutenção devidamente executada é um ativo com uma vida longa, o que lhe permite tirar o máximo rendimento do mesmo. Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus amigos colegas e familiares.